Tarefa: Estimar Esforço, Custo e Prazo
Esta atividade tem como objetivo estimar o esforço, custo e o prazo do projeto, baseando-se no tamanho estimado, na arquitetura ou arquiteturas candidatas e na equipe a ser alocada para o projeto. As estimativas servem de base para um dimensionamento inicial que possibilita a negociação comercial do projeto com o cliente.
Disciplinas: Gerência de Projetos
Objetivo
  • Estimar o esforço do projeto
  • Estimar o custo do projeto
  • Estimar o prazo do projeto
Relacionamentos
Descrição Principal

A estimativa de esforço, custo e o prazo do projeto é realizada em dois momentos distintos do PDS.Adok: primeiramente na fase de Concepção e posteriormente na fase de Elaboração.

Tarefa: Estimar esforço, custo e prazo na fase de Conceção

Na fase de concepção, esta tarefa tem como objetivo fazer uma estimativa em alto nível, baseada no tamanho funcional estimado do projeto. Ressalta-se que os resultados obtidos apresentam desvio significativo de +- 20%, acompanhando a margem de desvio do dimensionamento de tamanho.

A estimativa de esforço é feita utilizando-se a base histórica da empresa, que registra e mantém atualizados o número de horas gastas . A prática de Apropriação de Horas é, portanto, fundamental para que a longo prazo as estimativas sejam cada vez mais precisas.

Tarefa: Estimar esforço, custo e prazo na fase de Elaboração

Na fase de elaboração, esta tarefa tem como objetivo fazer uma estimativa de tamanho o mais precisa possível, possiblitando um cálculo confiável do esforço, prazo e custo. Ressalta-se que neste momento todos os casos de uso já foram identificados e todas as telas do sistema já estão prontas e validadas. Na tarefa, utiliza-se a contagem detalhada de pontos de função.

Etapas
Estimar o esforço

O esforço para execução do projeto deve ser calculado com base no tamanho funcional do sistema (em pontos de função), na arquitetura a ser utilizada (ex: linguagem de programação a ser utilizada) e na base histórica de projetos da empresa.

ATENÇÃO! Se não for possível aplicar a análise de pontos de função para calcular o tamanho estimado do projeto (exemplo: manutenções corretivas), é admissível fazer uma estimativa de esforço com base na opinião de 2 especialistas. Esta decisão assim como os envolvidos na estimativa devem ser registrados junto a Planilha Estimativa de Esforço, Prazo e Custo

A distribuição dos esforços é calculada com base na Planilha de Parâmetros para Projetos do PDS.Adok, que compila a base histórica da empresa neste sentido.

Estimar o prazo

O prazo para o projeto é calculado com base na distribuição de esforços pelas disciplinas e na equipe prevista para o projeto, considerando-se as horas/dia disponíveis para o projeto.

O cálculo deve apresentar o número de dias úteis estimados a conclusão de cada uma das etapas do projeto.


Estimar o custo

A partir do esforço previsto distribuído entre as disciplinas Gerência de Projetos, Desenvolvimento, Análise de Negócio e Testes, o custo estimado pode ser calculado.

Deve-se utilizar como base de cálculo os custos médios dos profissionais por perfil que espera-se para a equipe do projeto. Se a equipe de desenvolvedores por exemplo será composta de um Analista-Desenvolvedor Pleno, 2 Analistas-Desenvolvedor Júnior e 1 estagiário, é plausível realizar o cálculo utilizando-se o custo-hora de um profissional de nível Júnior para este papel.

O custo é calculado com base na Planilha de Parâmetros para Projetos do PDS.Adok, que compila a base histórica da empresa neste sentido.


Considerações de Teclas

Idealmente esta atividade deve ser realizada consultando-se a base histórica de projetos e também aos líderes técnicos (especialistas) da empresa.