Tarefa: Revisar e Validar o Plano do Projeto com o Cliente
Revisar e validar o plano do projeto com o cliente e com os demais stakeholders
Disciplinas: Gerência de Projetos
Objetivo
Levar a conhecimento do cliente o plano do projeto, revisá-lo a partir de suas considerações e obter acordo e comprometimento com o mesmo.
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório: Opcional:
  • Nenhum
Saídas
Descrição Principal

O gerente do projeto deve apresentar o plano do projeto em sua versão para o cliente assim como todos os artefatos envolvidos: Lista de Riscos, Cronograma, Planilha de Estimativa de Esforço. Preferencialmente devem estar presenter todos os envolvidos (stakeholders) do projeto e não apenas o cliente (sponsor).

Salienta-se que os dados informados ao cliente são filtrados. Alguns exemplos que devem ser removidos ou filtrados no plano apresentado ao cliente, como por exemplo:

- Lista de riscos - Somente riscos de visibilidade externa devem ser debatidos. Mostra que a equipe envolvida é novata e portanto não tem uma produtividade bem conhecida não faz sentido.
- Os custos do projeto não devem ser apresentados.
- Dados de contato e carga horária dos membros da equipe não devem ser evidenciados.
- Treinamentos internos necessários a equipe
- Eventos de comunicação associado ao time ou a Adok

Novos riscos não identificados podem (e devem) aparecer, os marcos do projeto deve ser revistos, eventos de comunicação e demais itens devem ser repassados e revistos um a um.

Caso a análise de viabilidade aponte inviabilidade do projeto, deve haver concordância quanto a possíveis soluções que tornem o projeto viável, tais como redução do escopo, aumento do prazo e dos custos, etc. A resolução tomada deve ser registrada no artefato de Análise de Viabilidade.

Após consenso, deve ser gerada uma ata da reunião, registrando-se as revisões e alterações realizadas no plano original, assinada por todos os presentes. O plano e os artefatos envolvidos devem ser atualizados, incluindo possíveis alterações.



Etapas
Apresentar, debater, ajustar e validar o Escopo e Contra-Escopo do Projeto
 
Apresentar, debater, ajustar e validar as Premissas e Restrições do Projeto
 
Apresentar, debater, ajustar e validar o Ciclo de Vida do Projeto
 
Apresentar, debater, ajustar e validar o Cronograma e os Marcos do Projeto
 
Apresentar, debater, ajustar e validar os Riscos identificados para o projeto
 
Apresentar, debater, ajustar e validar a Equipe e as Responsabilidade de cada membro no projeto
 
Apresentar, debater, ajustar e validar a Infra-Estrutura necessária ao projeto
 
Apresentar, debater, ajustar e validar o Plano de Comunicação do projeto
 
Apresentar, debater, ajustar e validar o Plano de Dados do projeto
 
Apresentar, debater, ajustar, simular e validar o Processo de Solicitação de Mudança

Apresentar o processo a todos e debater o motivo de existir este processo. Apresentar os impactos diretos no sucesso do projeto.

Ajustar caso o processo seja impossível de dar certo nesta organização (em casos extremos apenas, caso contrário justifique com os envolvidos os motivos de escolher o processo apresentado).

Nomeie o Líder de Mudanças do projeto.

Simule com os envolvidos o processo de solicitação de mudanças: A solicitação de qualquer envolvidos, qual verificação o Líder de Mudança deve realizar, como será calculado o impacto, como será aprovada a mudança e como ela será inserida no projeto (implementada).