Tarefa: Reuniões de Acompanhamento Semanal
Avaliar semanalmente o andamento do projeto comparando o realizado com o planejado, visando realizar correções em caso de desvios significativos de desempenho que comprometam o sucesso do projeto.
Disciplinas: Gerência de Projetos
Objetivo
  • Avaliar formalmente o andamento (status) do projeto
  • Replanejar atividades caso necessário
  • Identificar problemas e impedimentos o mais cedo possível para atuar corretivamente e manter o projeto no caminho certo. 
  • Identificar novos riscos e gerenciar os existentes
  • Comunicar o status do projeto.
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Saídas
      Descrição Principal

      As Reuniões de Acompanhamento Semanal são reuniões mais formais do que as diárias, um pouco mais demoradas, que visam o alinhamento da equipe, a captura do status do projeto e o replanejamento de atividades, caso necessário, junto ao time.

      Em caso de feriados ou outras situações excepcionais em que a reunião não possa ser realizada às sextas, deve se antecipar sua realização substituindo alguma reunião de acompanhamento diário.

      Etapas
      Capturar o status

      O gerente do projeto precisa monitorar continuamente o projeto garantindo o progresso apropriado e possibilitando a equipe reagir o mais breve possível a qualquer mudança ou desvio significativo.

      Na reunião semanal, a equipe faz uma retrospectiva do trabalho daquela semana e relata todas as atividades planejadas concluídas e quais não foram concluídas conforme o planejamento. O Agile Radiator pode ajudar no levantamento do status do projeto e a relembrar as atividades concluídas no período.

      Replanejar as atividades, caso necessário

      As atividades planejadas não concluídas devem ser replanejadas junto ao time agendando-se uma nova data para conclusão.

      O Cronograma do projeto deve ser atualizado e as inconformidades assim como o reagendamento registrados no Status Report.

      Monitorar e controlar exceções e problemas

      Problemas e pendências devem ser identificados junto ao time assim como os responsáveis pela sua solução. Estas informações devem ser registradas no Diário de Bordo.

      Os problemas e pendências em aberto identificados em reuniões anteriores devem ser monitorados garantindo-se sua resolução junto aos responsáveis.

      O gerente do projeto deve fazer e registra sua análise baseada em um checklist de monitoramento que compreende os seguintes itens:

      1) Cronograma
      2) Possibilidade de alcance com sucesso do próximo marco do projeto
      3) Recursos Humanos
      4) Infra-Estrutura
      5) Comprometimento do Time
      6) Riscos
      7) Plano de Dados
      8) Envolvimento dos Interessados


      Comunicar o status

      O resultado da reunião deve ser registrado em um artefato denominado Status Report e deve ser assinado por toda a equipe.

      Comumente (não necessariamente), este arfato é apresentado ao gerente de desenvolvimento de sistemas e a alta administração da empresa. Os destinatários e a periodicidade da comunicação de status é definida na sessão Plano das Comunicações contida no Plano do Projeto.

      Registrar a ocorrëncia da reuniáo no Diário de Bordo do projeto
      Registrar a ocorrência da reunião, os participantes e o link para o Status Report emitido.