Tarefa: Planejar Fase ou Iteração
O Plano do Projeto evolui continuamente a medida que o projeto progride. Esta tarefa é executada no início das fases e iterações do projeto reconhecendo-se a característica de elaboração em ondas progressivas. O planejamento aqui realizado deve focar nas tarefas a serem executas na fase/iteração corrente a qual tem-se informações suficientes.
Disciplinas: Gerência de Projetos
Objetivo
Planejar a fase/iteração corrente
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Saídas
      Descrição Principal
      Descrever a diferenca entre a primeira iteracao e as demais, quando a equipe valida as estimativas -> ESTIMATIVA DO PROJETO COMO UM TODO, POR CASOS DE USO!!!!
      Etapas
      Detalhar o escopo da iteração

      O escopo da fase/iteração deve ser planejado com base nos esforços estimados para cada caso de uso e para possíveis mudanças aprovadas. Não apenas o esforço estimado para as tarefas de desenvolvimento devem ser fixados mas também todos os demais esforços como:

      - Refinamento dos casos de uso da iteração seguinte
      - Testes
      - Integração

      Os casos de uso envolvidos devem ser listados bem como as mudanças aprovadas a serem realizadas.

      Definir os responsáveis por cada item de trabalho da iteração

      O Gerente de Projeto deve fazer uma proposta de divisão do trabalho com base no perfil da equipe. Salienta-se que esta proposta será revista com o time do projeto que poderá opinar e refazer a distribuição na tarefa Revisar e Validar o Plano da Fase ou Iteração com a Equipe

      Detalhar o cronograma da iteração
      O cronograma da iteração deve ser estabelecido com base nas estimativas de esforços históricas e da equipe (especialistas), incluindo atividades de responsabilidade do cliente como visitas a Adok.
      Revisar a baseline
      O Gerente do Projeto deve revisar a última baseline do projeto verificando se existe a necessidade de geração de uma nova. No caso da iteração 1, por exemplo, quase sempre é necessário criar uma nova baseline, uma vez que as estimativas realizadas ao final da fase de elaboração, são muito mais precisas do que aquelas que constam na baseline 0, gerada com base nas estimativas do final da fase de Concepção.