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Esta tarefa consiste na avaliação, por parte da organização, do desempenho do projeto, da equipe e na realização de algumas tarefas de cunho administrativo para que o projeto seja encerrado tais como desmobilizar a equipe, liberar os recursos alocados no projeto para a empresa (computadores, salas, etc), atualizar os registros finais do projeto, armazenar a documentação e fechar o projeto nos sistemas de informação. |
Disciplinas: Gerência de Projetos |
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Relacionamentos
Funções | Executor Primário:
| Executores Adicionais:
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Entradas | Obrigatório:
| Opcional:
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Saídas |
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Etapas
Analisar os Indicadores de Desempenho - Métricas
Os indicadores e métricas, que devem ser produzidos no decorrer do projeto, como produto das atividades de monitoramento e
controle, devem ser avaliados e registrados no Relatório Final do Projeto. |
Documentar as Lições Aprendidas
As lições aprendidas constituem um dos resultados mais importantes do projeto, por serem o meio da organização capturar
o conhecimento desenvolvido durante a execução do projeto. Se as informações sobre os problemas, os erros e acertos
cometidos no projeto não forem materializados em documentos e analisados pela organização, o conhecimento se perde e a
organização não se aprimora, repetindo erros passados.
Uma fonte de lições aprendidas são os WWW (What Went Well) e WCBI (What Can Be Improved) relatados nas Atas de Reunião
de Fechamento das Iterações.
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Avaliar o Desempenho Global da Equipe
Essa avaliação visa orientar o desenvolvimento profissional dos membros que fizeram parte da equipe do projeto e
amparar as avaliações de desempenho globais da organização (fora dos projetos). Uma avaliação 360 graus neste momento é
fundamental, ainda que outras tenham sido feitas no decorrer do projeto, uma vez que permite confrontar os resultados e
avaliar os resultados finais.
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Atualizar os Sistemas Gerenciais e Administrativos
O projeto deve ser administrativamente encerrado. Entre outras ações, destacam-se:
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Encerramento do lançamento de horas da equipe no sistema de apropriação de horas;
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Desmobilização da equipe - as pessoas são liberadas da equipe e ficam disponíveis para outros projetos da empresa.
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Os recursos (por exemplo: salas, móveis, equipamentos) alocados para o projeto são liberados;
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Encerramento do projeto no sistema de informação da empresa.
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Atualizar a Planilha de Parâmetros para Projetos do PDS.Adok
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