Tarefa: Determinar Impactos Financeiros e do Cronograma para as Solicitações de Mudanças
De posse do impacto em termos de esforço de cada solicitação de mudança para cada uma das disciplinas, determinar os impactos financeiros e de cronograma para realizá-las.
Disciplinas: Requisitos
Objetivo
Determinar o impacto financeiro e no cronograma caso a mudança seja aprovada.
Relacionamentos
Descrição Principal

Para o cliente, o que importa para a aprovação ou não de uma mudança é o seu custo e se ela irá alterar o cronograma do projeto previamente apresentado.

O Gerente do Projeto, de posse da estimativa do esforço de realização da mudança definido em tarefa anterior, deve calcular o impacto no cronograma do projeto e o preço para a realização da mudança. Para determinar este último fator, ele conta no Termo de Abertura do Projeto com um multiplicador definido pelo Dep. Comercial. O resultado da multiplicação desde indicador pelo custo calculado é o preço a ser informado ao cliente. 

Etapas
Determinar o impacto no cronograma do projeto

Com base no esforço total dividido pelas disciplinas, o GP deve verificar como a mudança pode ser planejada dentro do cronograma já estabelecido para o projeto.

Verificar:

Se é necessário uma ou mais novas iterações.
Se a mudança pode ser alocada em um iteração já planejada.

Determinar o impacto financeiro da Mudança.

Assim como o cálculo da estimativa de custo do projeto, o Gerente do Projeto deverá calcular a estimativa de custo da mudança e utilizar o multiplicador documentado no Termo de Abertura do Projeto (TAP) para calcular o preço final da mudança.

Nem toda mudança será cobrada do cliente. Em alguns casos, o Termo de Abertura do Projeto (TAP) pode conferir ao Gerente do Projeto uma margem para autorizar mudanças sem cobrá-las do cliente. 

Analisar a viabilidade da mudança
Avaliar se diante das restrições do projeto a mudança é viável.