Tarefa: Apresentar Resultado Final e Obter Concordância de que o Projeto está Finalizado
Apresentar os resultados finais do projeto, revendo o escopo, contra-escopo, cronograma e outros itens relevantes, visando obter a concordância do cliente de que o projeto está finalizado. A idéia central desta atividade é marcar o fim do projeto, demonstrando que os objetivos foram atingidos.
Disciplinas: Gerência de Projetos
Objetivo
  • Apresentar os resultados finais do projeto
  • Obter a concordância do cliente de que o projeto está finalizado.  
  • Obter a avaliação do cliente do projeto e do processo utilizado. 
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Saídas
      Descrição Principal

      Essa tarefa é crucial, uma vez que marca o fim do contrato e estabelece um marco para o cliente de que novas solicitações a partir deste ponto serão tratadas como manutenções ou como um novo projeto.

      Etapas
      Apresentar os Resultados do Projeto

      O Gerente do Projeto deve conduzir a apresentação dos resultados do projeto, utilizando a Apresentação Final do Projeto, concebida na atividade Preparar Apresentação Final do Projeto.

      A apresentação deve possibilitar a obtenção de informações importantes a respeito do processo da Adok. O Gerente deve motivar o debate e promover um ambiente adequado e seguro para o cliente expor suas considerações, críticas e sugestões sobre o processo.

      O GP deve atentar para o principal objetivo desta atividade: marcar o fim do projeto, obtendo a concordância do cliente neste sentido. Deve ficar claro que o projeto encerra-se ali e que atividades posteriores NÃO ESTÂO no escopo do mesmo tais como manutenções, suporte, etc.

      Assinar o Termo de Aceite e Encerramento do Projeto
      O cliente deve concordar que o projeto foi finalizado e que o contrato está portanto encerrado. Nenhuma pendência deve existir.
      Avaliar o Projeto

      Para que a organização possa obter o feedback final do cliente em relação ao desempenho da equipe e do projeto, o Gerente do Projeto deve solicitar ao sponsor que preencha o Formulário de Avaliação Final do Projeto pelo Cliente. Essa avaliação deve medir o grau de satisfação com relação a:

      • Atendimento do escopo;
      • Qualidade dos produtos e serviços;
      • Atendimento aos prazos;
      • Qualidade do gerenciamento do projeto;
      • Qualidade do gerente do projeto;
      • Qualidade da equipe do projeto;
      • Qualidade do relacionamento

      Os resultados da avaliação do cliente devem ser analisados pelo gerente do projeto e devem ser utilizados para identificar necessidades de melhorias, entre elas atualizações no processo de desenvolvimento, na metodologia de gerenciamento de projetos, treinamentos e desenvolvimento de pessoas. Tais considerações devem ser registradas no Relatório Final do Projeto.