Tarefa: Apresentar Iteração
Apresentar e demonstrar a utilização das funcionalidades implementadas na iteração e relatar o status geral do projeto visando obter feedback constante do cliente a medida que o projeto evoluiu.
Disciplinas: Gerência de Projetos
Objetivo
  • Relatar e demonstrar os resultados atingidos na iteração, casos de uso previstos implementados e não implementados, impedimentos encontrados, cronograma e status geral do projeto e outros itens relevantes, visando manter o cliente informado sobre o verdadeiro andamento do projeto.
  • Obter feedback constante do cliente sobre o software em desenvolvimento
  • Registrar pendências e estratégias para resolução das mesmas
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Saídas
      Descrição Principal
      Embora idealmente esta apresentação deva ser realizada presencialmente, admite-se o uso de tecnologias como video-conferência para conduzí-la remotamente, principalmente nos casos em que o cliente encontra-se fisicamente distante e o deslocamento incide em custos que inviabilizem o projeto.
      Etapas
      Apresentar o status do projeto

      O gerente do projeto deve apresentar de forma sucinta, resumida e o mais visual possível, os seguintes itens:

      - Resultados Previstos Atingidos
      - Resultados Previstos Não Atingidos, explicando os motivos.
      - Revisão das Pendências e Impedimentos
      - Revisão do Cronograma
      - Revisão dos Riscos Identificados

      Demonstrar os resultados da iteração

      Esta prática é baseada no item 7 dos Princípios Agéis: "Software funcionando é a principal medida de progresso". Esta etapa visa demonstrar ao cliente o que foi feito na iteração, de forma prática, com dados reais.

      A apresentação é de responsabilidade de um Analista de Negócio.

      Embora a apresentação esteja baseada em um script previamente construído e testado, o analista deve envolver ao máximo o cliente. Alguns exemplos legais:

      - Solicitar dados que ELE queira incluir para simular a utilização, ao invés de dados pensados pelo analista.
      - Sugerir que o próprio cliente navegue pelo sistema.

      Qualquer erro detectado NÃO deve ser escondido do cliente. Jogar sujeira para debaixo do tapete só atrapalha. O analista deve manter a tranquilidade, anotar o erro e deixar claro que o mesmo será corrigido pela equipe na próxima iteração.

      Planejar a execução dos testes por parte do cliente

      O Gerente do Projeto deve direcionar os esforços de testes por parte do cliente.

      Deve ainda frisar e replanejar caso necessário o plano de testes, citando os responsáveis, meios de comunicação dos erros conforme previsto no Plano do Projeto, datas limites e demais informações associadas.

      Emitir ata da reuniáo

      A ata deve frisar e reforçar o compromisso do cliente com os testes (incluindo responsáveis e datas limite), com a resolução de possíveis pendências e com o plano do projeto como um todo.

      A formalização desta apresentação e dos assuntos debatidos em ata foi proposta com base na experiência negativa da empresa em outros projetos em que o cliente "dizia aham" para tudo, mas preocupava-se em testar o produto somente ao final da construção, como no modelo em cascata, resultando em diversos problemas e no insucesso de vários projetos.

      A ata deve conter:

      - Registro dos presentes
      - Registro dos principais assuntos debatidos, referenciando possíveis arquivos utilizados (ex: apresentação em powerpoint)
      - Registro das decisões e comprometimento do cliente com os testes, responsáveis e datas limites
      - Registro das pendências, responsáveis e datas limites para resolução.

      Registrar apresentação, problemas e pendências no Diário de Bordo

      A ocorrência do evento deve ser registrada no Diário de Bordo do Projeto.

      Problemas e pendências identificadas bem como seus responsáveis e prazos para resolução também devem ser registradas nas respectivas abas do diário.