Apresentar o status do projeto
O gerente do projeto deve apresentar de forma sucinta, resumida e o mais visual possível, os seguintes itens:
- Resultados Previstos Atingidos
- Resultados Previstos Não Atingidos, explicando os motivos.
- Revisão das Pendências e Impedimentos
- Revisão do Cronograma
- Revisão dos Riscos Identificados
|
Demonstrar os resultados da iteração
Esta prática é baseada no item 7 dos Princípios Agéis: "Software funcionando é a principal medida de progresso". Esta etapa visa demonstrar ao cliente o que foi
feito na iteração, de forma prática, com dados reais.
A apresentação é de responsabilidade de um Analista de Negócio.
Embora a apresentação esteja baseada em um script previamente construído e testado, o analista deve envolver ao máximo
o cliente. Alguns exemplos legais:
- Solicitar dados que ELE queira incluir para simular a utilização, ao invés de dados pensados pelo
analista.
- Sugerir que o próprio cliente navegue pelo sistema.
Qualquer erro detectado NÃO deve ser escondido do cliente. Jogar sujeira para debaixo do tapete só atrapalha. O
analista deve manter a tranquilidade, anotar o erro e deixar claro que o mesmo será corrigido pela equipe na
próxima iteração.
|
Planejar a execução dos testes por parte do cliente
O Gerente do Projeto deve direcionar os esforços de testes por parte do cliente.
Deve ainda frisar e replanejar caso necessário o plano de testes, citando os responsáveis, meios de comunicação dos
erros conforme previsto no Plano do Projeto, datas limites e demais informações associadas.
|
Emitir ata da reuniáo
A ata deve frisar e reforçar o compromisso do cliente com os testes (incluindo responsáveis e datas limite), com a
resolução de possíveis pendências e com o plano do projeto como um todo.
A formalização desta apresentação e dos assuntos debatidos em ata foi proposta com base na experiência negativa da
empresa em outros projetos em que o cliente "dizia aham" para tudo, mas preocupava-se em testar o produto somente
ao final da construção, como no modelo em cascata, resultando em diversos problemas e no insucesso de vários projetos.
A ata deve conter:
- Registro dos presentes
- Registro dos principais assuntos debatidos, referenciando possíveis arquivos utilizados (ex: apresentação em
powerpoint)
- Registro das decisões e comprometimento do cliente com os testes, responsáveis e datas limites
- Registro das pendências, responsáveis e datas limites para resolução.
|
Registrar apresentação, problemas e pendências no Diário de Bordo
A ocorrência do evento deve ser registrada no Diário de Bordo do Projeto.
Problemas e pendências identificadas bem como seus responsáveis e prazos para resolução também devem ser registradas
nas respectivas abas do diário.
|
|