Tarefa: Apresentar Impactos Financeiros e de Cronograma das Solicitações de Mudanças
Aprovar a mudança junto ao cliente informando-o quanto ao impacto no cronograma e no preço.
Objetivo
Obter a aprovação do cliente das mudanças solicitadas mediante a apresentação do investimento necessário para as suas realizações e do impacto no cronograma.
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Saídas
      Etapas
      Apresentar para cada solicitação de mudança o seu impacto financeiro e de cronograma

      O Gerente do Projeto deve apresentar cada mudança para o Líder de mudança.

      Esta etapa pode ser agilizada enviando-se os arquivos relativos as mudanças por e-mail para o Líder de mudanças.

      Obter assinatura da Solicitação de Mudança com a decisão do cliente e assegurar o entendimento e decisão.

      Solicite ao Líder de Mudanças que assine e marque a decisão tomada (aceita ou recusada) para todas as mudanças.

      Esta etapa arquiva e mantém a decisão do cliente sobre esta mudança. Em muitos projetos, a mesma mudança ocorre em iterações futuras em, neste caso, você poderá apresentar que ela já foi solicitada e, por exemplo, recusada.



      Alterar o status da solicitação de mudança

      Na Planilha de Gerenciamento de Requisitos e Mudança alterar o status da mudança de acordo com a decisão do cliente (aprovada ou rejeitada).

      No caso de uma mudança ser rejeitada, deve-se registrar o motivo e a data da ocorrência, permitindo consultas futuras a fim de evitar problemas com o cliente.

      Considerações de Teclas
      Sugerimos sempre que possível que estas apresentações sejam presenciais. Comunicados presenciais costumam envolver mais o cliente com o projeto, principalmente para justificar, se necessário, o impacto de cada mudança.