Descritor de Tarefas: Fechar o Projeto
Esta tarefa consiste na avaliação, por parte da organização, do desempenho do projeto, da equipe e na realização de algumas tarefas de cunho administrativo para que o projeto seja encerrado tais como desmobilizar a equipe, liberar os recursos alocados no projeto para a empresa (computadores, salas, etc), atualizar os registros finais do projeto, armazenar a documentação e fechar o projeto nos sistemas de informação.
Baseado em Tarefa de Método: Fechar o Projeto
Relacionamentos
FunçõesPrincipal: Adicional: Assistente:
EntradasObrigatório: Opcional:
  • Nenhum
Externo:
  • Nenhum
Saídas
Etapas
Analisar os Indicadores de Desempenho - Métricas
Os indicadores e métricas, que devem ser produzidos no decorrer do projeto, como produto das atividades de monitoramento e controle, devem ser avaliados e registrados no Relatório Final do Projeto.
Documentar as Lições Aprendidas

As lições aprendidas constituem um dos resultados mais importantes do projeto, por serem o meio da organização capturar o conhecimento desenvolvido durante a execução do projeto. Se as informações sobre os problemas, os erros e acertos cometidos no projeto não forem materializados em documentos e analisados pela organização, o conhecimento se perde e a organização não se aprimora, repetindo erros passados.

Uma fonte de lições aprendidas são os WWW (What Went Well) e WCBI (What Can Be Improved) relatados nas Atas de Reunião de Fechamento das Iterações.

Avaliar o Desempenho Global da Equipe

Essa avaliação visa orientar o desenvolvimento profissional dos membros que fizeram parte da equipe do projeto e amparar as avaliações de desempenho globais da organização (fora dos projetos). Uma avaliação 360 graus neste momento é fundamental, ainda que outras tenham sido feitas no decorrer do projeto, uma vez que permite confrontar os resultados e avaliar os resultados finais.

Atualizar os Sistemas Gerenciais e Administrativos

O projeto deve ser administrativamente encerrado. Entre outras ações, destacam-se:

  • Encerramento do lançamento de horas da equipe no sistema de apropriação de horas;
  • Desmobilização da equipe - as pessoas são liberadas da equipe e ficam disponíveis para outros projetos da empresa.
  • Os recursos (por exemplo: salas, móveis, equipamentos) alocados para o projeto são liberados;
  • Encerramento do projeto no sistema de informação da empresa.
Atualizar a Planilha de Parâmetros para Projetos do PDS.Adok
As informações de produtividade e distribuição de esforços pelo ciclo de vida do processo devem ser encaminhadas ao Líder de Escritório de Projetos por e-mail, para que este atualize a Planilha de Parâmetros para Projetos do PDS.Adok a partir da média obtida entre os dados atuais e as informações prestadas.
Propriedades
Predecessor
Múltiplas Ocorrências
Orientado por Evento
Em Andamento
Opcional
Planejado
Repetível