Descritor de Tarefas: Calcular o Impacto de Esforço das Solicitações de Mudanças
Em uma reunião com representantes dos principais papeis técnicos do projeto que compõem o Comitê de Mudanças, deverão ser analisadas todas as solicitações de mudanças afim de determinar qual o impacto, em termos de esforço,para se realizar as mudanças solicitadas para o projeto.
Baseado em Tarefa de Método: Calcular o Impacto de Esforço das Solicitações de Mudanças
Relacionamentos
FunçõesPrincipal: Adicional: Assistente:
EntradasObrigatório: Opcional:
  • Nenhum
Externo:
  • Nenhum
Saídas
Etapas
Repassar as mudanças em aberto para o comitê da mudanças

O Gerente do Projeto deve consultar a Planilha de Gerenciamento de Requisitos e Mudanças e identificar as mudanças cujo status seja Aguardando Análise de Esforço.

Estas mudanças devem ser repassadas junto ao Comitê de Mudanças.


Reunir os membros do comitê de mudanças

A presença de todos os membros é indispendável pois a maioria das mudança impacta em produtos de trabalhos de todos os níveis do projeto.

Deve ser definido um redator e um condutor da reunião. O condutor da reunião deve analisar o tempo disponível para a reunião e conduzí-la de forma a analisar todas as mudanças dentro do tempo disponível.

Analisar se a solicitação é uma mudança ou um erro.

A análise de cada solicitação de mudança inicia-se com esta filtragem.

Muitas vezes nem o cliente nem o Gerente do Projeto conseguem distinguir uma mudança de um erro.

Um erro é o comportamente ou a descrição de um produto de trabalho inconsistente com o que já foi aprovado. Exemplos: uma interrupção da navegação do software não prevista no cenário desse caso de uso, uma ambiguidade na especificação de requisitos do software, etc.

Se a equipe determinar que uma solicitação de mudança na verdade é um erro, deve-se iniciar o processo de tratamento de erros e finalizar a análise.

Uma mudança é uma alteração em um item de trabalho do projeto previamente aprovado. Uma mudança pode existir em todas as fases, níveis de detalhamentos e produtos de trabalho.

Muitas vezes as mudanças são confundidas com o refinamento do requisitos. Para isto, deve ser analisado se o nível de refinamento considerado já havia sido validado pelo cliente e inserido no escopo do projeto.

Exemplo 1: A fase de elaboração inicia requisitos de negócios do projeto definidos e aprovado no Documento de Visão. Durante as demais fases novos requisitos de negócios podem ser solicitados, como o escopo do projeto é alterado, esta é uma solicitação de mudança.

Exemplo 2: Na fase de elaboração todas as telas do software são validadas, no entanto, os cenários dos casos de uso a partir da segunda iteração ainda não foram detalhados. Neste caso, no detalhamentos destes casos de uso na construção, pode, surgir a necessidade de um novo campo na tela. Por já terem sido validadas, a alteração da tela é uma solicitação de mudança, no entanto, estas são solicitações de mudanças que  podem ser aprovadas pelo próprio gerente do projeto, sem impacto financeiro, pois o processo de desenvolvimento aqui considerado reconhece que a criação das telas na fase de elaboração estão em um nível de detalhamento superior a validação das telas junto a especificação dos casos de uso da próxima iteração.


Entender a mudança solicitada

Realize o entendimento correto das mudanças segundo os Critérios de Entendimento, Validação e Aceitação dos Requisitos. Note que uma mudança por si só é um requisito a ser validado.

Para cada mudança, repasse o checklist dos critérios apresentados e confirme se todos eles são atendidos.

Caso exista alguma inconformidade, contacte o solicitante, corrija a declaração da mudança e revise-a até o atendimento completo dos critérios.

Preencha os campos relacionados ao checklist no artefato, confirmando a realização desta etapa.

Listar quais produtos de trabalho serão alterados e como será a mudança.

Analisar entre todos os produtos de trabalho do projeto, quais destes deverão ser alterados. Criar uma lista com todos estes itens e a indicação do que deve ser realizado em cada um, caso a mudança seja efetuada.

Utilize Como calcular o Impacto de Mudanças com a Rastreabilidade para lhe auxiliar.

Saiba mais sobre como utilizar a Rastreabilidade no cálculo do impacto em Implantando um Mecanismo de Rastreabilidade entre os Requisitos e os Produtos de Trabalho

Estimar o esforço da mudança

Para cada produto de trabalho listado, definir qual o tempo médio de cada área envolvida (testes, análise, desenvolvimento, etc) para realizar a mudança.

No caso de novos requisitos, a estimativa deve ser feita utilizando-se a Análise de Pontos de Função e os parâmetros de produtividade conhecidos. Caso não seja possível utilizar a técnica, a estimativa deve ser baseada na opinião de ao menos dois membros do comitê.

Para que a informação não seja visível ao cliente que poderia neste caso fazer um julgamento de valor sobre o tempo demandado, os campos devem ser preenchidos de forma codificada como mostra o exemplo abaixo.

Exemplo: Mudança gera esforço de 8:15 de análise de négocio, 0:35 de arquiteto,16:00 de desenvolvimento, 4:30 de testes e 1:00 de gerência de projetos.

AN: 815    AR: 35     DE: 1600     AT: 430     GP: 100

Propriedades
Predecessor
Múltiplas Ocorrências
Orientado por Evento
Em Andamento
Opcional
Planejado
Repetível