Prática: Como calcular o Impacto de Mudanças com a Rastreabilidade
Veremos aqui como analisar e calcular o impacto de mudanças no projeto.
Descrição
ObjetivoOrientar equipe técnica a calcular o impacto de mudanças.
Descrição Principal

Cada mudança é única e diferente de outra mudança. Uma mudança pode ser superficial (alterando um nível de elementos) ou profunda (alterando vários níveis dos elementos do projeto). A mudança pode apenas alterar elementos ou criar novos. A mudança pode ser de itens já implementados ou de itens ainda em análise.

A descrição do impacto é realizada no verso da Solicitação de Mudança Deixe a descrição do elemento impactado (tipo do elemento e código, exemplo, CSU 0013) e um parênteses para a descrição do esforço em horas.

Para cada mudança solicitada podemos conseguir descrever o impacto seguinte os passos abaixo:

1. Identifique o elemento chave a ser alterado. A mudança pode ser um ou mais passo no Caso de Uso, um texto de uma mensagem, uma regra de negócio, um campo na tela, entre diversas outras opções. Para cada uma destas identifique o elemento do desenho do projeto principal da mudança (Tela, Caso de Uso, Requisito, etc). Normalmente, se o solicitante for o cliente, a mudança virá da tela.

2. Abra a Especificação de Requisitos no EA e localize o elemento. A partir deste elemento localize os Casos de Uso em que ele está vinculado. Para isto você pode utilizar três opções:

    • Pela visão da hierarquia do elemento:

  • Pela Matriz de rastreabilidade:

  • Pelo Rastremento Vertical do Caso de Uso. Neste caso, você deve navegar em cada diagrama e analisa a presença do elemento.

3. Identificado os Casos de Uso que serão afetados, identifique os elemento vinculados a estes Casos de Uso se também são afetados. Para cada elemento afetado, reveja o relacionamento deste com os demais elementos, conforme o passo 2 e analise novos impactos.

Exemplo: CSU 0013 - alterar cenário principal () -> [CLASSE 0078 () -> CÓDIGO 0078 alterar método getNome ()] [CTS 0013 ()]

Não esqueça de analisar elementos fora da descrição do EA, como Casos de Testes (todo caso de uso possui um Caso de Testo com o mesmo nome), código e tabela (toda classe possui código e possíveis tabelas para a sua implementação).

4. Após a descrição de todo o impacto, analise junto aos membros responsáveis pela altração daquele elemento, qual o tempo estimado de implementar a mudança. Descreve este tempo no parêntese do ítem.

Exemplo: CSU 0013 - alterar cenário principal (0:30) -> [CLASSE 0078 (0:00) -> CÓDIGO 0078 alterar método getNome (0:20)] [CTS 0013 (0:30)]

5. Calcule o impacto total (em tempo) de toda a mudança e preencha os quadros de divisão deste tempo por papel na solicitação.

Exemplo: AN: 030 - AR: 000 - DES: 020 - TEST 030 GP 000. Total 1:20.

ps: Documentos dinâmicos de gestão do projeto já foram alterados na iteração anterior quando foi incorporada a mudança ao projeto. Não se preocupe com o impacto nestes elementos.