Tarefa: Validar UCs, Desenhos, Protótipos e Arquitetura com o Cliente
Disciplinas: Requisitos
Objetivo
Validar que o problema a ser resolvido foi plenamente entendido e que a solução proposta está de acordo com as expectativas dos envolvidos resolvendo, de fato, o problema.
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Saídas
      Etapas
      Preparar a reunião de validação

      Realize uma revisão dos Documento de Visão do Projeto, Glossário e Documento de Arquitetura com algum colega. verifique se os documentos estão legíveis, os problemas bem definidos, os requisitos foram bem levantados, o projeto bem descrito, etc.

      Prepara um script para validar os documentos com o cliente. Enfatize a importância de validar adequadamente estes documentos e o impacto de não levantar corretamente.

      Durante a reunião:

      Encoraje as críticas dos envolvidos.

      Lembre-se que as pessoas estão melhorando os requisitos e não criticando você. Até mesmo a crítica mais áspera possui uma ponta de verdade. Adote a idéia de que cada sugestão é um presente.

      Utilize o tempo ao seu favor.

      Não deixe o rumo da reunião se perder, corte conversas paralelas e procure ser objetivo e dentro do tempo disponível. Em último caso não faça do tempo um fator que o leve a entregar o Documento de Visão do Projeto e o Documento de Arquitetura incompletos ou incoerentes. Lembre-se que nada está acabado até que você concorde e faça as correções. Quanto antes uma correção é realizada, mais barato ela será.

      Se existirem alterações, novos requisitos, ou principalmente, o cliente não conseguiu abstrair que o problema será resolvido, concentre-se na melhor forma de apresentar o projeto. Lembre-se que o protótipo/esboço de telas é uma grande forma de abstrair a solução para o cliente.

      Catequizar os clientes com o processo e termos utilizando no PDS

      Lembre-se que os clientes não sabem o que é requisito, casos de uso, templates, regras de negócio, uml, protótipos, arquitetura de sistemas, etc.

      Sendo assim, no início da reunião, faça uma aula destinada a este público de todos os termos novos a serem apresentados nesta reunião. Explique e tenha certeza que todos compreenderam o que são os principais termos a serem utilizados.

      Tenha como artefato deste processo esta apresentação e utilize e a aprimore sempre que possível.

      Apresentar os Casos de Uso do projeto para os stakeholder

      Apresente o diagrama de contexto do projeto. Diagramas, imagens, são mais fáceis de transmitir a idéia para o cliente.

      Leia, solicite a leitura, revisão, repasse quantas vezes necessários cada caso de uso junto aos Stakeholders.

      Tenha certeza que o entendimento de todos do que será feito foi obtido.

      Apresentar o Documento de Arquitetura para os Stakeholders relevantes

      Revise o Documento de Arquitetura com os Stakeholderes relevantes (normalmente técnicos solicitantes dos requisitos referentes à arquitetura).

      Para validar o Documento de Arquitetura utilize os diagramas de componentes, mostre como o software irá iteragir com os demais sistemas e como os requisitos do Documento de Visão foram realizado pela arquitetura.

      Apresentar as telas do software

      Esta atividade pode ser o grande diferencial da sua reunião com o cliente.

      Faça deste um momento especial, enfatize a qualidade das telas e como o problema central será resolvido. Aponte todas as qualidades da interface, usabilidade, cores, harmonia, personalização com cores e imagens da organização do cliente (combinando com a logomarca, site, identidade visual), etc.

      Mostre os requisitos que você realizou nos prototipos de telas criados, como o problema foi resolvido e a elegância da solução.

      Simule o funcionamento do software com a navegação entre as telas mostrando o que irá ocorrer em cada caso de uso apresentado. Você pode realizar a etapa anterior junto a esta, mostrando o caso de uso, descrição, atores e apresentando a simulação de seu funcionamento nas telas.

      Empolgue todos os presentes de que a sua organização está apta a realizar o projeto com sucesso! Este com certeza será um grande passo para motivar o cliente a fechar a fase de construção!

      Criar a ata da reunião com a assinatura de todos.

      Muitas vezes o cliente demonstra verbalmente o entendimento, mas não temos certeza de que ele entendem e avaliou adequadamente os requisitos do software. Para concretizar isto, pergunte-o se todos os requisitos foram atendidos e comprove o entendimento via assinatura da ata da reunião.



      Considerações de Teclas

      Todos os Casos de Uso da próxima iteração devem ser validados! Na fase de Elaboração provavelmente existirá casos de uso ainda não especificados (que não fazem parte da primeira iteração) e por isto a validação deles será apenas parcial (modelo do casos de uso e telas).

      Se você já possuir Casos de Uso de iterações futuras já especificados, você pode adiantar o seu trabalho e já validá-los com o cliente!