Preparar a reunião de validação
Realize uma revisão dos Documento de Visão do Projeto, Glossário e Documento de Arquitetura com algum colega. verifique
se os documentos estão legíveis, os problemas bem definidos, os requisitos foram bem levantados, o projeto bem
descrito, etc.
Prepara um script para validar os documentos com o cliente. Enfatize a importância de validar adequadamente estes
documentos e o impacto de não levantar corretamente.
|
Conduzir a reunião
Encoraje as críticas dos envolvidos.
Lembre-se que as pessoas estão melhorando os requisitos e não criticando você. Até mesmo a crítica mais áspera possui
uma ponta de verdade. Adote a idéia de que cada sugestão é um presente.
Utilize o tempo ao seu favor.
Não deixe o rumo da reunião se perder, corte conversas paralelas e procure ser objetivo e dentro do tempo disponível.
Em último caso não faça do tempo um fator que o leve a entregar o Documento de Visão do Projeto e o Documento de
Arquitetura incompletos ou incoerentes. Lembre-se que nada está acabado até que você concorde e faça as correções.
Quanto antes uma correção é realizada, mais barato ela será.
Se existirem alterações, novos requisitos, ou principalmente, o cliente não conseguiu abstrair que o problema será
resolvido, concentre-se na melhor forma de apresentar o projeto. Lembre-se que o protótipo/esboço de telas é uma grande
forma de abstrair a solução para o cliente.
|
Revisar o Documento de Visão do Projeto com os Stakeholders
Leia, solicite a leitura, revisão, repasse quantas vezes necessários o documento de visão junto aos Stakeholders. |
Revisar o Documento de Arquitetura com os Stakeholders relevantes
Revise o Documento de Arquitetura com os Stakeholderes relevantes (normalmente técnicos solicitantes dos requisitos
referentes à arquitetura). |
Apresentar os protótipos de telas
Esta atividade pode ser o grande diferencial da sua reunião com o cliente.
Faça deste um momento especial, enfatize a qualidade de sua interface e como o problema central será resolvido. Aponte
todas as qualidades da interface, usabilidade, cores, harmonia, personalização com cores e imagens da organização do
cliente (combinando com a logomarca, site, identidade visual), etc.
Mostre os requisitos que você realizou nos prototipos de telas criados, como o problema foi resolvido e a elegância da
solução.
Empolgue todos os presentes de que a sua organização está apta a realizar o projeto com sucesso! Este com certeza será
um grande passo para motivar o cliente a fechar a proposta comercial.
|
Verificar se todos os requisitos foram entendidos e aceitos
Esta revisão é fundamental para o processo (quanto mais cedo verificado a inconsistência em um requisito, menor o custo
de correção), sempre solicite que os fornecedores de requisitos a executem.
Pergunte a eles se todo o entendimento dos problemas e necessidades foram concebidos e se os requisitos
apresentados refletem o escopo do sistema desejado. Caso o cliente veja alguma necessidade de mudança realize-a. Caso o
entendimento esteja correto, solicite a assinatura do Documento de Visão por todos os sktakeholders listados.
O entendimento e validação dos requisitos arquiteturais devem ocorrer quando algum envolvido da equipe do cliente
possui alguém tecnicamente apto a esta análise.
|
|