Tarefa: Preparar Script de Apresentação dos Resultados da Iteração
Preparar o script para apresentação dos resultados atingidos na iteração. A apresentação é uma simulação de uso das funcionalidades entregues e deve basear-se em dados reais, de forma a refletir a utilização futura do sistema.
Disciplinas: Requisitos
Objetivo
  • Planejar a apresentação de resultados da iteração
  • Simular a apresentação evitando erros no evento, que gerem um efeito negativo no cliente.
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Saídas
      Etapas
      Planejar a apresentação

      A apresentação deve ser planejada de forma a simular as funcionalidades entregues e mostrar os benefícios para o usuário. O Analista deve pensar, como sempre, com a cabeça do cliente e dos usuários, demonstrando a utilização do sistema desse ponto de vista.

      Identificar e separar os dados a serem utilizados

      Os dados a serem utilizados devem ser o mais próximo o possível dos reais a serem utilizados no sistema.

      Ex: Apresentação da funcionalidade de INSERIR CLIENTE

      Pessíma dado para simulação - Nome: Fulano Bla bla blá
      Dado coerente para simulação - Nome: Rodrigo Carlos da Cunha Neves

      Povoar o banco a ser utilizado na apresentação com os dados necessários

      O analista deve certificar-se que todos os dados necessários a execução do script estão disponíves no banco a ser utilizado.

      Deve-se evitar o cadastramento de dados relativos a funcionalidades de iterações passadas na hora da apresentação, perdendo tempo e foco da apresentação corrente.

      Exemplo: Vou apresentar a iteração 2 que contempla a funcionalidade ENVIAR E-MAIL PARA TODOS OS CLIENTES ATIVOS. Na iteração 1 foi entregue a funcionalidade de cadastro e manutenção de clientes. Nesse caso, devo partir de um banco já contendo alguns clientes ativos, evitando de ficar cadastrando 2,3,10 clientes na hora da apresentação.

      Redigir o script
      O script contendo o passo-a-passo e os dados a serem utilizados deve ser redigido. O artefato deve ser o mais informal possível, evitando-se perder tempo com muito formalismo.
      Simular internamente a apresentação

      O Analista responsável deve simular de forma integral a apresentação, preferencialmente utilizando outro membro da equipe como espectador.

      Possíveis dúvidas devem ser antecipadas.

      Qualquer erro detectado NÃO deve ser escondido do cliente. Jogar sujeira para debaixo do tapete só atrapalha. O analista deve mostrar o erro e deixar claro que o mesmo já foi registrado e será corrigido pela equipe na próxima iteração.