Objetivo
Entender o negócio do cliente, hierarquia, missão, visão, valores, processos de trabalho e o contexto geral no qual o
problema está envolvido. |
Relacionamentos
Funções | Executor Primário:
| Executores Adicionais:
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Entradas | Obrigatório:
| Opcional:
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Saídas |
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Descrição Principal
O entendimento do problema é a chave para desenvolver o software de acordo com a correta necessidade do cliente. Muitas
vezes o próprio cliente não consegue descrever corretamente a sua necessidade, ou melhor, o "problema por trás do
problema". Por isto esta tarefa é de extrema relavância para que o projeto seja bem sucedido. |
Etapas
Estudar a organização e entender o seu negócio
Antes mesmo do contato com o cliente, entre no site da organização, leia panfletos, folders e qualquer outro material
disponível. Analise a demanda do cliente.
Qual é o negócio do cliente?
Defina se o cliente segue uma missão, visão, valores? Se existem processos de trabalho bem definidos?
Como os seus concorrentes resolvem o mesmo problema?
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Preparar para o contato com o cliente
Providencie o material necessário, descreva a rotina básica da reunião e o que você pretende obter ao seu final.
Capturar um vocabulário comum: Cada projeto tem sua própria terminologia especializada que todos na equipe devem
compreender bem para se comunicar eficazmente com os Stakeholders. Trabalhe com os Stakeholders para criar um glossário
que defina acrônimos, abreviaturas e termos técnicos e de negócio relevantes. Trabalhe com os Stakeholders para
expandir e refinar continuamente o glossário durante todo o ciclo de vida do projeto.
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Adquirir consenso do problema a ser resolvido
Evite se apressar na definição da solução. Primeiro obtenha um consenso na definição do problema perguntando aos
Stakeholders o que eles enxergam como problema. Então busque as causas primárias, ou o "problema atrás do problema".
Utilize técnicas como as descritas nas Técnicas Para Obtenção de Requisitos. Formule a declaração do problema, e preencha
então a seção correspondente do Documento de Visão do Projeto. Sua finalidade é ajudar a distinguir as soluções e respostas dos problemas e questões. |
Identificar os Stakeholders e seu ambiente
Identifique os Stakeholders: tomadores de decisão, clientes, potenciais usuários, parceiros, peritos do domínio,
analistas da indústria e outras partes interessadas. Desenvolva perfis dos potenciais (ou atuais) usuários do sistema
que correspondem aos papéis dos atores humanos do sistema que você está desenvolvendo. Documente a informação inicial
sobre os principais usuários e seu ambiente no Documento de Visão do Projeto.
Analise e descreva o ambiente das pessoas envolvidas com o produto. isto será relevante para as demais tarefas.
Exemplo: Um cliente que não possui internet banda larga afetará diretamente o desenvolvimento de um sistema web
hospedado em um servidor remoto.
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Indicar quais problemas e necessidades serão resolvidas ou não pelo produto
No entendimento do negócio varios problemas e necessidades aparecerão, no entanto, nem todas serão resolvidas pelo
software a ser desenvolvido. Isto deve ser bem descrito para não gerar falsas expectativas ao cliente.
Um exemplo: uma clínica médica pode solicitar um software de gestão para armazenar os dados de clientes e também evitar
que ocorra filas de espera de atendimento de seus pacientes. O primeiro requisitos "permitir armazenar dados dos
clientes da clínica" pode ser resolvido pelo software, já o segundo, por exemplo, "permitir o número mínimo de 3
pacientes na fila de espera de atendimento", pode ser um requisito que só é resolvido fora do escopo do software,
exemplo, contratando mais profissionais para a clínica. Sendo assim, ambos os problemas devem ser listados no Documento
de Visão do Projeto, o primeiro dentro "Do que o software solucionará" e o segundo dentro "Do que o software NÃO
solucionará".
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