Prática: Gestão dos Riscos do Projeto
Este processo define como os riscos do projeto devem ser identificados, classificados e tratados no PDS.Adok.
Relacionamentos
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Descrição
Objetivo

Todo projeto contém incertezas que podem comprometer seu sucesso. O objetivo da Gestão de Riscos é tratar destas incertezas para tentar compreender sua influência no projeto e agir de forma a evitar e minimizar possíveis influências negativas para o projeto.

Descrição Principal
  • Riscos são eventos ou condições incertas que podem impactar no escopo, prazo, custo ou qualidade do projeto.

  • Formato para identificação de riscos, separando-se causas, riscos e efeitos:

    Como um resultado de < causa >, um < evento incerto > pode ocorrer, o que pode levar a < efeito em um objetivo >.

  • Exemplos de riscos identificados:

    Como resultado da < utilização de um novo hardware >, podem ocorrer <erros na integração de sistemas >, que implicarão em < atrasos e estouros no orçamento >

    Porque <nossa organização nunca conduziu um projeto semelhante >, podemos < não compreender bem as necessidades do cliente >, e a <solução pode não ter o desempenho esperado>.

  • Riscos podem ser identificados não somente pelo gerente de projeto mas também pelos membros da equipe, por especialistas no assunto fora da equipe, por clientes, usuários finais e stakeholders.

  • O gerente de projeto é responsável por confrontar o projeto com o checklist de riscos comuns disponibilizado.

  • É importante que os stakeholders relevantes no mínimo revejam e concordem com os riscos identificados.

  • Os riscos do projeto serão classificados utilizando-se a seguinte fórmula:




  • Riscos cuja classificação seja Alto ou Médio terão prioridade no tratamento.

  • Identifique os riscos assim que o projeto começar e continue identificando e controlando os riscos durante todo o projeto. Um erro comum é identificar riscos somente no começo do projeto e somente acompanhar o status destes riscos iniciais. A lista de riscos deve ser revisada em todas as reuniões de status report. Novos riscos devem ser inseridos se detectado e os riscos já presentes devem ser reclassificados segundo sua probabilidade de ocorrência e impacto no projeto.

  • Concentre-se nos riscos mais importantes para o projeto. O número de riscos gerenciados não deve ser superior a 20.

  • Os riscos devem ser revisados em todas as reuniões de acompanhamento semanais e nos marcos do projeto.