Prática: Gestão dos Riscos do Projeto |
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Este processo define como os riscos do projeto devem ser identificados, classificados e tratados no PDS.Adok. |
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Relacionamentos
Descrição
Objetivo |
Todo projeto contém incertezas que podem comprometer seu sucesso. O objetivo da Gestão de Riscos é tratar
destas incertezas para tentar compreender sua influência no projeto e agir de forma a evitar e minimizar possíveis
influências negativas para o projeto.
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Descrição Principal |
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Riscos são eventos ou condições incertas que podem impactar no escopo, prazo, custo ou
qualidade do projeto.
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Formato para identificação de riscos,
separando-se causas, riscos e efeitos:
Como um resultado de < causa >, um < evento incerto > pode ocorrer, o que pode levar a < efeito
em um objetivo >.
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Exemplos de riscos identificados:
Como resultado da < utilização de um novo hardware >, podem ocorrer <erros na integração de sistemas
>, que implicarão em < atrasos e estouros no orçamento >
Porque <nossa organização nunca conduziu um projeto semelhante >, podemos < não compreender bem as
necessidades do cliente >, e a <solução pode não ter o desempenho esperado>.
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Riscos podem ser identificados não somente
pelo gerente de projeto mas também pelos membros da equipe, por especialistas no assunto fora da equipe, por
clientes, usuários finais e stakeholders.
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O gerente de projeto é responsável por
confrontar o projeto com o checklist de riscos comuns disponibilizado.
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É importante que os stakeholders relevantes
no mínimo revejam e concordem com os riscos identificados.
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Os riscos do projeto serão
classificados utilizando-se a seguinte fórmula:

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Riscos cuja classificação seja Alto
ou Médio terão prioridade no tratamento.
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Identifique os riscos assim que o
projeto começar e continue identificando e controlando os riscos durante todo o projeto. Um erro comum é
identificar riscos somente no começo do projeto e somente acompanhar o status destes riscos iniciais. A lista
de riscos deve ser revisada em todas as reuniões de status report. Novos riscos devem ser inseridos
se detectado e os riscos já presentes devem ser reclassificados segundo sua
probabilidade de ocorrência e impacto no projeto.
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Concentre-se nos riscos mais importantes para o projeto. O número de riscos gerenciados não deve ser superior a
20.
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Os riscos devem ser revisados em todas as reuniões de acompanhamento semanais e nos marcos do projeto.
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